Os problemas das grandes cidades


Uma das duas correntes da etnografia urbana estuda as crises decorrentes do crescimento não planejado das metrópoles. Dentre os temas frequentes está o caos no transporte público, na saúde, falta de saneamento básico e a crescente desigualdade.

Explanando os temas, existe uma demanda muito grande de pessoas que necessitam de transporte público, mas o estado não consegue atendê-la gerando trânsito de carros e superlotação nos ônibus, trens e metrôs da cidade. Além do transporte, a saúde também não consegue atender a população das metrópoles e megalopes, causando grande desconforto e indignação nas pessoas que não conseguem nem ter atendimento básico. A desigualdade se instaura quando o Estado não consegue atender as necessidades básicas da sociedade e quem tem mais dinheiro consegue bancar esses serviços e supri-los.

charge_carro_terra_poluicao juhroyal

Ou seja, o serviço que deveria ser oferecido sem custo para todos, tem que ser custeado novamente (uma vez os impostos não estão sendo utilizados devidamente, caso contrário, não seria necessário pagar pelos serviços particulares). Logo, o grande problema das grandes cidades é que falta de qualidade de vida, pois as pessoas trabalham longe, utilizam os precários serviços públicos, não tem áreas de lazer na cidade, o que causa um verdadeiro colapso em suas vidas.

Trabalho proposto pela disciplina online Diversidade Étnico-Cultural – Universidade Cruzeiro do Sul

Juliana Souza

Anúncios

Sobre Juliana Souza
Relações Públicas, inglês/espanhol/italiano, estudante de Comércio Exterior *-* Amante da leitura e do cinema!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: