As teorias antropológicas da cultura: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo


As teorias antropológicas da cultura nos auxiliam no entendimento das mais diferentes formas de manifestação cultural do ser humano, no meio em que vivem. Dentre as teorias culturais, vista à luz dos antropólogos temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.

Marcada pelo sentimento imperialista europeu, tivemos o que chamam de monogeísta, que considerava que existia uma evolução pela qual o homem deveria passar, no caso, o homem primitivo deveria chegar ao status de evoluído.

Em contrapartida, a poligenia defendia que existiam várias formas de evolução, mas não de forma autoritária que supunha que uma deveria se render à outra, mas que cada lugar tinha suas diferentes formas de agir, em diferentes locais, com diferentes visões, sem submissão. Tanto a monogeísta,como a poligenia estão no âmbito do Evolucionismo.

 As teorias antropológicas da cultura Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo

Já o Difusionismo veio para contrariar as idéias de Darwin e seu Evolucionismo, época em que houve uma grande tensão na Europa por conta destas questões.

Considero que a teoria Relativista, ainda dentro do Difusionismo e voltada à ele, foi um alívio para os pensadores, pois Franz Boas conseguiu mesclar as duas teorias anteriores propondo que “o mesmo fenômeno tem sentidos variados em cada cultura”.

No Funcionalismo, os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo e o detrimento do eurocentrismo. Nesta corrente, os estudiosos defendiam que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus, não tendo preconceito com os outros povos e suas culturas.

Noto no Estruturalismo uma excelente resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e pontos de vista, conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia. O grande nome dessa corrente foi Levi-Strauss, que estudou os povos indígenas do Brasil.

Ele propôs o termo “pensamento selvagem” defendendo que cada homem, seja qual for a sua cultura, o tem. Observo que sua teoria põe o dito homem primitivo no mesmo patamar do evoluído, o que diz respeito às questões mentais, pois ambos têm o mesmo pensamento incutido.

Por fim, trago a minha observação quanto à evolução das teorias da cultura do ponto de vista da antropologia, que de uma visão monárquica, que colocava uma cultura como submissa de outra (nos estudos do Evolucionismo monogeísta), passou por uma grande reforma chegando ao Estruturalismo, que fala que as tribos primitivas e a sociedade moderna são diferentes, mas nenhuma é superior e ambas tem mesma capacidade intelectual, rompendo com o preconceito.

Trabalho proposto pela disciplina online Diversidade Étnico-Cultural – Universidade Cruzeiro do Sul

Juliana Souza Rodrigues

Sobre Juliana Souza
Relações Públicas, inglês/espanhol/italiano, estudante de Comércio Exterior *-* Amante da leitura e do cinema!

18 Responses to As teorias antropológicas da cultura: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo

  1. gobirajoao says:

    Ei Juliana eu tenho uma dúvida. Eu preciso fazer um trabalho da faculdade relacionando uma manifestação cultural com uma teoria, eu pensei em ralacionar a imigração com a teoria funcionalista. Até em que ponto você acha que isso pode chegar?

    Att,

    Joao gobira

    Curtir

    • Olá João!
      Caso você relacione a teoria funcionalista com a imigração, poderia falar na vertente da “superioridade” ou “inferioridade” de valores contemporâneos, sobre os preconceitos que ainda existem tanto num sentido macro, quanto num micro. Ou seja, pessoas de um mesmo país podem não aceitar bem as manifestações culturais de uma determinada região. Por exemplo, esse embate (de ideias, cultura, etc) ocorre muito entre sul/sudeste x norte/nordeste do Brasil.
      Abraços!!

      Curtir

  2. Elis valeria says:

    Júlia gostaria que vc citasse algum tema que envolve essas 5 teorias de antropologia ?

    Curtir

    • Olá Elis! Vamos lá… estive fazendo uma analogia e cheguei à estes exemplos:

      – Evolucionismo – monogeísta: europeus tentando convencer/converter índios e tribos africanas aos seus costumes e suas crenças (Cristianismo);
      – Difusionismo – pinturas rupestres que são extremamente parecidas mas estão localizadas em continentes distantes;
      – Funcionalismo – a sociedade funciona como um organismo vivo e cada um exerce uma “função”, ou seja, alguns podem ser mais “vitais” que outros dentro de um todo, mas, cada um tem a sua importância. Numa cidade existem universidades, postos de saúde, governo, polícia, etc; e
      – Estruturalismo – para Strauss todo homem tem um “pensamento selvagem”. Desta forma, ele coloca o dito “homem selvagem” e o “homem evoluído” num mesmo patamar, uma vez que os dois possuem a mesma capacidade intelectual como, por exemplo, um indígena brasileiro e um pianista europeu.

      Abraços.

      Curtir

  3. Antonio says:

    olá, você é muito inteligente ! Parabéns

    Curtir

  4. Thais says:

    Juliana pode me ajudar? tenho uma questão para resolver que diz o seguinte: descreva como o evolucionismo explica a diversidade étnica humana. Explique também por que a nossa espécie se diferencia das outras espécies do planeta

    Curtir

  5. Alane says:

    Olá Juliana, tenho um trabalho para fazer: Relatar como as teorias antropologicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em antropologia, ciencia social, cujo o objetivo é o estudo do homem e de suas obras. (??) Abraços

    Curtir

  6. amanda says:

    Boa noite
    como posso descrever nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.

    Curtir

  7. Antonia Ivaneide. says:

    estava em busca de uma pesquisa sobre as teorias antropológicas e realmente encontrei no seu resumo .valeu! um abraço.

    Curtir

  8. Marina Borja says:

    Juliana, você respondeu a essa questão?

    Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.
    Nessa atividade você irá refletir e discutir sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
    Disserte (mínimo 20 linhas) a respeito do tema proposto.

    Boa atividade!

    Curtir

    • tania says:

      Eu também preciso responder essa questão, por favor responda Juliana

      Curtir

    • sonia says:

      também estou precisando dessa resposta

      Curtir

    • geane says:

      A antropologia auxilia a disciplina das ciências Sociais na medida em que ajuda o pesquisado a desnaturalizar os fatos sociais, deixar de ver o mundo ou seu objeto de estudo com um olhar do senso comum (Preceituoso, cheio de afeto, cheio de rancor etc.). Esse distanciamento se faz necessário, porque enquanto se distancia de seu objeto ele consegue relativizar um fato, deixando de vê-lo com um posicionamento Etnocentrico (Aquele em que a a cultura do pesquisador é a melhor do mundo e a outra exótica.) O antropólogo deve tornar o que é familiar exótico e o que é exótico familiar, somente assim a antropologia irá colaborar com as ciências sociais. Montagne, em Les Essais,livre I diz que “cada qual denomina de barbaro o cotume que não pratica em sua própria terra” e Lévi-Strauss diz que culturas são como trens em Raça e História (2013.p357-369).

      Curtir

  9. Seiva Salvador says:

    O artigo muito é bom…

    Curtir

  10. Leila says:

    Juliana como o evolucionismo explica a diversidade étnica humana ? Aguardo resposta, e parabéns você é muito inteligente!!

    Curtir

  11. Larissa Amaral says:

    Boa noite Juliana gostaria que você me ajudasse a responder uma questão. Do ponto de vista do estruturalismo qual é a compreensão da sociedade?

    Curtir

  12. Epy Asama Mekina says:

    Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário