Indústria Cultural


Não se pode pensar em mundo contemporâneo e globalização sem Indústria Cultural. Ela é o principal mecanismo da sociedade moderna, que visa o consumo desenfreado a partir das artes e meios de comunicação de massa.

Indústria Cultural - Cultura de Massa

Há uma grande convergência atualmente entre as artes, como por exemplo, a música e os meios de comunicação. Hoje a música é uma indústria, a fonográfica, que utiliza o rádio, a TV e a Internet para vender este produto e difundir modas.

Antigamente, em algumas civilizações, a música era usada para prestar culto a um deus, ou para diversão e não para fins comerciais.

Esta arte era cobrada (Vinis, CDs) até pouco tempo, mas agora, com a Internet, ela está mais acessível, com a possibilidade de downloads.

Nos dias atuais, a diversidade cultural também é uma grande questão para análise do consumismo. Todos querem ser como a grande potência, os EUA, e assim, os produtos deste país se espalham por todo o globo, difundindo sua “Indústria” para além das barreiras da língua e cultura local; ocorre de certa forma uma “Aculturação”.

Hoje as pessoas não se importam muitas vezes com o conteúdo do produto, e sim com o status que ele vai trazer. Assim pessoas que nem ao menos falam um segundo idioma, escutam músicas em inglês, que falam sobre um sonho americano.

 Esta é a Indústria (Ideologia) Cultural.

Trabalho proposto pela disciplina online de Sociologia.

Juliana Souza


Anúncios

Sobre Juliana Souza
Relações Públicas, inglês/espanhol/italiano, estudante de Comércio Exterior *-* Amante da leitura e do cinema!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: